quarta-feira, 5 de outubro de 2011

As Despesas!

Decidi lançar este post antes de qualquer outra review ou look, porque, é um assunto importante que todos os futuros pais, se devem deparar aquando pensam em ter um bebé ou se já estiverem grávidos. Para quem ainda não pensou nesta altura sobre as futuras despesas que enfrentará quando o bebé chegar, chegou então finalmente uma boa altura. A altura ideal eu diria é mais ou menos entre os 4/5 meses porque nesta altura, pai e mãe estão mais calmos com as boas novas e podem processar este informação em tempo útil. Também podem fazê-lo mais cedo, no meu caso, não vi necessidade, é tanta coisa que acontece ao mesmo tempo logo nos primeiros meses, que parece não termos tempo para respirar, e eu por exemplo, tive que enfrentar um despedimento um dia antes de saber que estava grávida, por isso, é mediante a vossa situação, mas diria que por volta dos 4/5 meses é de facto o ideal.

O primeiro a fazer é de facto, falarem, mãe e pai, sobre as novas despesas que puderam "enfrentar". Não vão conseguir adivinhar todas, é um facto, mas ter a noção de maior parte delas é um bom começo, e se alguma coisa acontecer que não esteja no plano, não é necessário entrar em pânico, temos simplesmente que prever que coisas inesperadas também aconteceram. Mas nesta primeira fase, temos que começar a ter uma noção dos seguintes aspectos:
  • Preço das Fraldas
  • Pós de Talco
  • Soros Fisiológicos
  • Pomadinhas para Assaduras
  • Champoos Apropriados
  • Roupas
  • Cuidados Médicos
  • Comida Apropriada
Algumas mães, por muito que gostassem não conseguem dar de mamar aos seus bebés e não é por falta de vontade, que tão bem sabem o quanto o leite materno lhes faz falta, por isso, pelo sim pelo não, porque não creio que dê para ver se dá ou não para saber se as futuras mães puderam dar de mamar aos seus preciosos tesouros, é melhor prevenir que remediar a aproveitar para ver também, o preço de leites.

Sei que posso parecer sexista, mas a verdade é mesmo esta, o sexo importa no que toca a despesas. Ser menina ou menino tem um papel importante, e todos nós sabemos que a variedade de roupas e acessórios para meninas é bem mais vasta que para meninos, por isso se há mais produtos disponíveis, mais vontade teremos de comprar essas mesmas coisinhas. O importante é estar preparado e saber que, independentemente do sexo, o que temos que pensar é "poupar" ou seja, comprar o que realmente é necessário e o que o nosso bebé realmente necessita. Poupar não é sinónimo de não dar as coisas que o nosso bebé precisa, é sinónimo de comprarmos inteligente, não só para o nosso bebé, como para nós também e isso fará toda a diferença neste novo orçamento que teremos que fazer.

Temos que adaptar as presentes despesas, água, luz, gás, renda/prestação da casa, tv, às futuras. Uma boa maneira é ter sempre um fundo de maneio ou um pé de meia, algo que serviria para as despesas inesperadas de que falamos também, ou seja, uma pequena poupança que fosse única e exclusivamente para o bebé. Outra ideia é cortar com algumas despesas ou renegociar se possível com algumas entidades, os tarifários que pagamos de momento para um mais baixo e que se adeqúe às nossas "exigências" do dia a dia. Todo o dinheiro que podermos poupar poderá ser totalmente para a poupança que fizermos para o bebé, ou repartirmos entre pais e bebé, porque a nós também podem acontecer eventos inesperados e ai teremos que estar preparados, para as pequenas avarias ou idas ao médico.

As idas aos supermercados...o que eu costumo dizer é quanto maior é o supermercado mais oferta tem de coisas que não queremos ou realmente necessitamos, mas que, de alguma maneira, sempre acabam no nosso carrinho e a fazer parte de uma despesa desnecessária. A minha solução para isso é não ir a grandes superfícies, durante a maior parte do mês. Nas pequenas superfícies têm tudo o que realmente precisamos para o nosso quotidiano, e não há espaço para coisas irrelevantes, ou desnecessárias para o nosso orçamento. Ir a grandes superfícies apenas o faço quando têm boas promoções e apenas nos produtos que preciso realmente. É tentador e complicado eu sei, mas a força de vontade é o nosso maior aliado e temos que ser fortes no que toca a comprar coisas. Aproveitem sempre as promoções se estas forem realmente boas e se forem realmente necessárias, normalmente uma coisa que as grandes superfícies fazem bem são as "feiras", normalmente eles fazem pequenas feiras dedicadas a um assunto ou produto em especial, como a feira do bebé, geralmente nessas feiras fazem bons descontos e promoções mas nem tudo o que reluz é ouro por isso mesmo nessas alturas cuidado com o que escolhem e pensem mesmo se necessitaram daquilo ou não. Nomeadamente, se houver uma feira antes do nosso bebé nascer, eu vou aproveitar essa feira apenas para comprar o que eu sei que vou usar de certeza, fraldas é um necessário, soro e pomada para assaduras. Mas, e apesar de estar em certo modo a contar com isso, não comprarei leite para bebé, eu posso conseguir dar de mamar ao meu bebé e ai estarei a desperdiçar dinheiro que não posso em produtos que não preciso. Há coisas que não vale a pena comprarmos nem nessas feiras mas sim apenas quando a hora certa chegar e aí é que guardamos umas moedinhas.


E por fim, meter algum do nosso dinheiro a render para nós pais também. Aquela conta de poupança que deveríamos começar a fazer, podíamos aproveitar para não deixar o dinheiro parado e fazer uma aplicação, mesmo que pequena. Sei que pensam "com tanta coisa como é possível ainda haver para nós!?", eu entendo, temos que fazer um pequeno esforço, é de facto para o nosso bem. Eu e o meu marido já começamos a aplicar o nosso dinheiro em aplicações de fundo garantido. Significa que são aplicações baixinhas mas que no fim, aquele dinheiro que ganharmos é garantido. Também podemos aproveitar para fazer uma para o bebé. Não conseguimos prever o futuro, é claro que tudo correrá bem e que vamos estar sempre juntos e felizes, mas não custa termos uma almofada para deixar a nossa consciência mais tranquila à noite.

Espero que vos tenha ajudado a dar algumas luzes, às futuras mamãs que ainda não tenham pensado nestas possibilidades ;)
Até ao próximo post, chuack chuack

Sem comentários:

Enviar um comentário